Notícia

Capacitação dos Executivos das Associações Empresariais do Sudoeste

segunda, 27 de janeiro de 2020
Treinamento sobre Gestão e Liderança Empreendedora, promovido pela Cacispar, teve primeiro dos sete módulos

Trinta e um executivos de associações empresariais (ACEs) da região Sudoeste iniciaram a capacitação Gestão & Liderança Empreendedora, promovida pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar). O primeiro módulo foi realizado nesta quinta-feira (23), no auditório do Sebrae/PR, em Francisco Beltrão, com o tema Assessment (termo em que significa avaliação em Inglês - no ambiente corporativo, é sinônimo de gestão profissional). O foco esteve no autoconhecimento e no autodesenvolvimento. O treinamento terá mais seis módulos até junho deste ano, com temas relacionados à comunicação, gestão, sustentabilidade associativista, entre outros. O próximo encontro será no dia 20 de fevereiro.

 

A primeira etapa da capacitação teve Rafaela Costa (psicóloga, consultora em Desenvolvimento Humano e Gestão Estratégica de Pessoas e treinadora comportamental) e Juliano Bregoli (administrador, com experiência de mais de 15 anos na gestão de entidades empresariais) como instrutores.

 

Para Rafaela, o primeiro módulo é fundamental para a liderança empreendedora. “O autoconhecimento é premissa para o autodesenvolvimento, um não acontece sem o outro. Apenas pessoas melhores e desenvolvidas farão associações melhores, fortes e sustentáveis”, destaca.

 

Carlos Manfroi, presidente da Cacispar, explica que a coordenadoria, preocupada em fomentar ainda mais a eficiência das ACEs, buscou o treinamento para capacitar e/ou formar os executivos. “É uma das formas que encontramos para poder contribuir com as associações empresariais na formação dos colaboradores. Para que as entidades tenham atendimento cada vez melhor aos associados, diferenciado e em sintonia com o que o mercado exige”, observa Manfroi.

 

Daniela Tremea, executiva de processos da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV), está entre os participantes do treinamento. Ela avalia positivamente o trabalho de autoconhecimento desenvolvido no primeiro módulo e vê também outros benefícios decorrentes do encontro.

 

“Além de todo o conteúdo aprendido durante o curso e as ferramentas as metodologias que são repassadas, também um momento muito importante de encontro das diversas lideranças do Sudoeste, que trocam informações e iniciativas que podem ser compartilhadas.”

 

Daniela ressalta ainda a iniciativa da Cacispar. “A capacitação é um verdadeiro investimento em um dos grandes ativos das associações empresariais, os executivos. Os resultados atingidos serão cada vez maiores, não somente junto às associações, mas também nas comunidades em que as entidades estão inseridas”, acredita.

 

As datas

Depois do primeiro módulo, no dia 23 de janeiro, outras seis datas estão programadas: 20 de fevereiro, 19 de março, 16 de abril, 14 de maio e 18 e 25 de junho. Entre os objetivos, estão: contribuir para o desenvolvimento das lideranças e o fortalecimento do exercício de suas funções, com foco em atividades vivenciais que permitam aos participantes relacionar e aplicar os conteúdos abordados em suas rotinas; aprimorar o modelo de gestão das organizações, facilitando o desenvolvimento de líderes para o crescimento sustentável das entidades.

 

Cacispar

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) tem como missão fortalecer as associações empresariais do sudoeste do Paraná, promovendo o associativismo e fomentando o desenvolvimento econômico, social e cultural.

 
Fonte: Antônio Menegatti/Assessoria Cacispar