PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

ACEDV/CDL

quinta, 22 de janeiro de 2009

Observatório Social começa a ser estruturado em Dois Vizinhos

A partir de fevereiro entidades de Dois Vizinhos começarão a estruturar o Observatório Social que tem, entre as finalidades, acompanhar a aplicação dos recursos públicos, coibindo fraudes. De acordo com o colaborador da Associação Comercial e Empresarial (ACEDV), Cleverson da Silva, e também um dos coordenadores do novo projeto, nos próximos dias será realizado um encontro para a constituição do Observatório, que é, na verdade, um braço da Sociedade Eticamente Responsável (SER).

“Até março estaremos com os trabalhos definidos”, prevê Cleverson, observando que o Observatório terá que ter o apoio das entidades e neutralidade política para, de fato, “sair do chão”. Todo o trabalho será dividido em comissões, cada qual responsável por um determinado segmento (ambiental, responsabilidade social, educação e cidadania). Em breve, com a montagem do conselho de administração e escolha dos diretores, as entidades definirão um coordenador.

Haverá um grupo que receberá as informações e terá a incumbência de repassá-las aos diretores. O Observatório Social ganhou corpo com base no Observatório Social de Maringá. Chega em Dois Vizinhos através de iniciativa da Associação Comercial e Câmara dos Dirigentes Lojistas, ACEDV/CDL. Os trabalhos do Observatório são executados por funcionários efetivos, estagiários de diversas áreas, aposentados (que já receberam treinamento da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas do Paraná) e voluntários.

Em 2008, várias reuniões com diversos segmentos foram realizadas visando explanar sobre o Observatório Social e sua importância para coibir fraudes com recursos públicos. De Francisco Beltrão, onde já existe o Observatório, o empresário Alberto Pecòits veio falar aos duovizinhenses da importância do Observatório e de exemplos fabulosos sobre a corrupção no poder público que foram denunciadas através deste serviço e de corruptos denunciados nos processos de licitações públicas.

Pecòits explicou que dados denunciam que o Brasil é um dos países mais corruptos do mundo em se tratando de poder público e enquanto não reduzir estes índices o país não sairá da linha de pobreza e nem irá oferecer melhores condições de vida para sua população. Alerta que a corrupção acontece em todos os níveis e um sistema como o Observatório Social pode ajudar a reduzir e até a zerar tais índices.
Fonte: Gazeta da Vizinhança

Galeria de Fotos