O plano da ACEDV/CDL que pensa no futuro de Dois Vizinhos
terça, 16 de maio de 2023
Dois Vizinhos 2030 começou a ser discutido em 2014 e serve como base para diversas ações que pensam no desenvolvimento local e regional.
O ano era 2014 e a diretoria da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) lançou uma proposta ousada: pensar o município de Dois Vizinhos em 2030. Assim nasceu o Plano de Desenvolvimento Local Dois Vizinhos 2030, ainda na gestão do presidente Adriano Radaelli. O objetivo sempre foi estimular o debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento econômico, social, ambiental e institucional do município, oferecendo soluções e atuando sobre problemas ou oportunidades locais e regionais específicas, além de buscar a formulação de uma estratégia única entre instituições públicas e privadas.
Desde o seu início, o coordenador é Luiz Carlos Peretti que, na última gestão da ACEDV/CDL, do presidente Rogério Sidral, passou a ser contratado e remunerado pela entidade empresarial para trabalhar, com mais intensidade, no plano. “Somos um movimento apartidário, que pensa sempre na evolução do município como um todo. Desde o começo, foram diversas ações realizadas embasadas pelas ideias que sugeridas por diversas pessoas e muitas ações que ainda podem deixar de ser sonho e virar realidade”, destacou.
Agora, o DV 2030 segue sendo o grande foco da presidente Josiane Grando. “Entre todos os focos que temos, o plano DV 2030 tem um carinho especial porque ele utiliza o associativismo, as diversas pessoas e entidades, para pensar no bem comum, na evolução do município. Por isso, vamos seguir apoiando e buscando cada vez mais apoio e pessoas para trabalhar conosco nesse grandioso projeto”, completou.
Histórico
A carta de cooperação de lançamento foi assinada em junho de 2014 e conta com o comprometimento e parceria de entidades como Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, Sebrae, Senac, Sesi/Senai, Unisep, UTFPR, Sudotec, clubes de serviço, Faciap e poder público municipal. “O plano nasceu na ACEDV/CDL, ele é nosso, da entidade, e trouxe diversas outras entidades e pessoas conosco. O objetivo sempre foi integrar esses atores e fazer o povo entender que, quando trabalhamos em cooperação, chegamos com maior facilidade aos objetivos. O que colhemos hoje, não é resultado de ontem. Vem de três, quatro anos. O que plantarmos hoje, vamos colher amanhã ou depois”, resumiu.
Ele destaca o apoio de centenas de voluntários. “Quanto mais gente plantando, mais vamos colher. O governo agora vai passar a ter um banco de dados dos municípios apresentando indicadores. Dois Vizinhos tem bons indicadores, somos destaque no Paraná e no Brasil e isso torna o plano mais importante porque ele auxilia na construção de melhores indicadores”, completa. Vale ressaltar que, sempre nos anos de eleições municipais, todos os candidatos ao executivo recebem uma cópia do plano e assinam um termo de compromisso de buscar a realização do que ali está colocado.
Algumas ações do plano....
Entre os projetos que estão em andamento, vale destacar, na infraestrutura, por exemplo, a sugestão de criação de um instituto ligado ao poder público para desenvolver projetos, tendo como obras prioritárias o Contorno Sul, o Mini Contorno Sul e a estadualização da rodovia entre Dois Vizinhos e Nova Prata do Iguaçu. Outras sugestões são a reativação do aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu, a melhor sinalização das ruas de Dois Vizinhos, construção de casas populares e acessos com marginais na PR 281 (até a empresa Accord).
O Núcleo de Responsabilidade Social (Nurse) sugere arborização e paisagismo, atualização da lei para uso do dinheiro referente ao recolhimento do ICMS ecológico e calçada para todos, entre outras. Na tecnologia, o objetivo é fortalecer ainda mais o Aprender e Crescer da Sudotec e o segmento como um todo, buscando parcerias com cidade referência no assunto e a criação de um Parque Tecnológico.
No setor de eventos, a busca é pela capacitação de colaboradores de bares e restaurantes, além de definir eventos estratégicos para o município, o que se encaixa também no fomento ao turismo regional e consolidação de roteiros e eventos que são a busca do segmento. Na educação, o objetivo é trabalhar a Inteligência emocional nas escolas e com os pais. A agricultura tem um grupo específico para o trigo, com pesquisas de campo e sugestão de melhorias de produtividade e qualidade do grão, bem como a busca pela valorização do mesmo. Para a agricultura familiar, se trabalha no incentivo a industrialização da matéria-prima local, além de capacitar os empresários das agroindústrias em gestão.
O Plano DV 2030 conta ainda com o grupo do leite que discute a qualidade da silagem, aumento de produtividade e qualidade e o grupo do peixe que está sendo retomado por uma grande demanda do segmento. O grupo solo discute o assoreamento e como buscar soluções a esse problema.
Já na saúde, oferecem-se sugestões para que o município se consolide cada vez mais como polo na microrregião, busque mais especialidades e ofereça exames de maior relevância. O plano DV 2030 ainda trabalha a gestão fiscal, incentivou o fortalecimento do Conselho de Segurança (Conseg-DV) e a criação de um plano de segurança nas escolas. Dentro da leitura, a busca é pelo incentivo à leitura com a reestruturação da Biblioteca Municipal. Na cultura, está se estruturando o plano anual de eventos culturais, além da sistematização do setor, a criação do fundo municipal e o banco de dados dos artistas locais. Ainda está em fase de estruturação o grupo da indústria e do comércio em geral, além de um grupo para preservação do acervo de sementes. “Essas são somente algumas ações. Estamos muito engajados, tendo reuniões com diversos segmentos da sociedade, sempre buscando o fortalecimento do nosso município”, conclui Peretti.
Os coordenadores já planejam um Plano de Desenvolvimento Local Dois Vizinhos 2040 para seguir o trabalho nos próximos anos.
Galeria de Fotos