PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Primeira etapa do projeto Rio Jirau + Vivo acontece neste sábado

sexta, 26 de setembro de 2025

Evento vai revitalizar as margens na Rua Iguaçu (entre as Ruas Mato Grosso e Amazonas).

Neste sábado, 27, às 7h30, uma série de entidades, encabeçadas pelo Núcleo de Responsabilidade Social e Empresarial (Nurse) da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) e Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar a primeira ação do projeto ‘Rio Jirau + Vivo’. Os trabalhos serão realizados no encontro do rio com a Sanga da Santina – entre as ruas Mato Grosso e Amazonas. Na ocasião, serão plantadas mudas de árvores nativas para recuperação da mata ciliar. A sociedade é convidada a participar.

“Todo o leito do rio e a circunvizinhança estão sendo reestruturados, principalmente devido às obras de prevenção às enchentes, e vamos buscar recuperar as margens do rio que foram desapropriadas, ficaram com o solo nu, buscando deixar o mais próximo da vegetação original, entrando com mudas nativas, principalmente frutíferas, como pitanga, cerejeira, jaboticaba e araçá, que vão fechar a área, proteger o solo, melhorar o clima e trazer outros benefícios”, disse o professor Maurício Gorenstein, um dos organizadores do evento.

Essa é a primeira de muitas intervenções que o rio vai receber. “Esse é o nosso rio mais importante, que nos auxilia no abastecimento de água, que serpenteia o município e que está passando por um processo de reestruturação em função de obras de pontes e readequação, além de desapropriações visando o controle de enchentes. É muito importante a gente revitalizar esses espaços. Ela não será apenas uma ação pontual. Vamos trabalhar para deixar o Rio Jirau mais vivo, com diversas ações que já estão pensadas para os próximos anos, buscando a revitalização assim que concluírem as obras das enchentes”, explicou o professor Carlos Alberto Casali, que também está organizando o evento.

Semana da Árvore
A ação no Rio Jirau encerra a programação da Semana da Árvore. “Vivemos uma semana cheia de ações de educação ambiental, com relação principalmente à distribuição de mudas de árvores. Muitas escolas vieram até a nossa secretaria, participaram de palestras e os alunos receberam as mudas e vão nos ajudar plantando essas espécies nativas e cuidando mais do planeta. Foi uma semana cheia, com muitas mudas distribuídas, tanto que, para os próximos dois meses, estamos sem condições de distribuição em virtude dessa campanha”, celebrou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Neri Machado.

Fonte: Assessoria

Galeria de Fotos